23/01/2026

MORRE O ESTILISTA AMARILDO FERREIRA

Por: Marlice Costa | 2 de junho de 2025

MORRE O ESTILISTA AMARILDO FERREIRA

Corpo do mineiro que ajudou a moldar a identidade do jeanswear nacional será velado hoje no Bosque da Esperança, em BH. Óbito foi causado por complicações de uma bronquiolite

Morreu ontem o estilista Amarildo Luiz Ferreira, natural de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Minas Gerais. Ele estava internado desde a semana passada devido a uma bronquiolite, que evoluiu para uma pneumonia e, depois, para septicemia. O estilista chegou ao hospital em estado grave e foi entubado. Ele teve uma melhora há três dias, mas o quadro voltou a se agravar, e Amarildo não resistiu.

Conselheiro suplente da cadeira de Moda no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec-MG), Carlos Alexandre Ribeiro Batista lamentou a morte e classificou a carreira de Amarildo como inspiradora. Ter tido a oportunidade de conhecer o estilista foi uma experiência “verdadeirmente enriquecedora”, disse Batista, para quem a jornada profissional, a paixão pelo que fazia e a dedicação de Amarildo são fontes de inspiração.

“Compartilhar momentos e ideias com uma pessoa de tamanha sensibilidade e talento é um privilégio que me ofereceu uma perspectiva valiosa sobre o mundo da moda e sobre a vida em geral. Aprofundar esse laço me permitiu não apenas admirar o profissional, mas também o ser humano por trás de tanto sucesso, que, apesar da projeção, mantinha suas raízes e o contato com sua cidade natal e seus entes queridos”, diz Carlos Alexandre.

Apesar de seus compromissos profissionais em São Paulo e no exterior, o estilista continuava visitando sua família e amigos em Lagoa Santa. Recentemente, foi padrinho em um casamento na cidade. “Ele estava sempre viajando pelo mundo, mas nunca perdeu o amor pelo interior e suas raízes”, comenta o conselheiro. No universo da moda, Amarildo Ferreira foi um importante nome do estado, sendo considerado “a veia criativa de Minas”, impactando a indústria da moda em todo o país.

“Falar sobre Amarildo Ferreira é falar sobre a própria essência da moda em Minas Gerais, especialmente no que tange à sua capacidade de unir tradição e inovação, talento local e projeção nacional. Ele é dos nomes que ajudaram a moldar a identidade do jeanswear mineiro. Sua expertise técnica no desenvolvimento

AMARILDO FERREIRA SE CONSOLIDOU COMO UM ESTILISTA DE DESTAQUE TAMBÉM FORA DO ESTADO,

COM PASSAGENS POR GRANDES EMPRESAS DO CENÁRIO NACIONAL, COM EXPERTISE ÚNICA EM DESIGN DE JEANS, QUE O DIFERENCIOU NO MERCADO

e fabricação de peças, aliada a um olhar criativo apurado, o posiciona como uma referência fundamental”, afirma Ribeiro.

O corpo de Amarildo será velado hoje no Cemitério Bosque da Esperança, no Bairro Jaqueline, na Região Norte de Belo Horizonte, a partir das 7h. O enterro será no mesmo local, às 11h. Estilista desde 1982, começou na Vide Bula, onde permaneceu até 2007. Ele também teve passagens pela Cláudia Rabelo, Seven to Sevens e DTA Jeans. Segundo Carlos Alexandre, a vida de Amarildo Ferreira é marcada por uma trajetória de sucesso e reconhecimento no universo da moda, especialmente no segmento do jeanswear.

Amarildo Ferreira se consolidou como um estilista de destaque também fora do estado, com passagens por grandes empresas do cenário nacional, com expertise única em design de jeans, que o diferenciou no mercado. Ele foi reconhecido por um repertório técnico especial para atuar em todas as etapas da criação e fabricação, o que o tornou um profissional altamente valorizado e requisitado.

“A participação em eventos de projeção como o São Paulo Fashion Week, desfilando pela Vide Bula, é um testemunho de sua relevância e influência no setor. Embora não estivesse mais ligado à Vide Bula, seu legado e contribuição para a empresa são inegáveis”, reforça o conselheiro. ■

Nome do Artigo:MORRE O ESTILISTA AMARILDO FERREIRA
Publicação:Estado de Minas (Brazil)
Autor:MELISSA SOUZA

Saiba das nossas novidades